O MONUMENTO DE FÁTIMA
A "Santinha" como é chamada carinhosamente Nossa Senhora de Fátima pelo povo, faz parte da história de Cruz Alta e, principalmente, da caminhada da Igreja de toda esta região.
Em 1.948, o padre PEDRO LUIZ BOTTARI idealizou o Monumento em honra à Nossa Senhora de Fátima, como um local de oração e penitência.
O padre Pedro utilizava todos os meios possíveis na cidade para estimular e incentivar a devoção à Nossa Senhora, principalmente através da oração do terço em família, amplamente divulgado em programas de rádio da época.
Mobilizou toda a comunidade para que o Monumento se tornasse uma realidade.
Foi ele quem estimulou e mobilizou os meios de comunicação em torno dessa verdadeira paixão que alimentava: a devoção à Nossa Senhora de Fátima.
A construção do Monumento a Nossa Senhora de Fátima teve início no ano de 1.950, em um terreno doado pelo senhor HENRIQUE SCARPELINI.
O engenheiro, doutor ARNO GLITZ, juntamente com o construtor ASSUNÇÃO SEVERO DA SILVA edificaram a obra.
A miniatura do Santuário de Fátima em Portugal e a fonte d´água foram desenhadas pelo Doutor ÍTALO DE SOUZA NOECHI e construídas por DANTE DE VIT.
A inauguração do Monumento foi em 12 de outubro de 1.952.
A população de Cruz Alta, nesse dia, duplicou. Foi um acontecimento nunca visto na região - Mais de 40 mil pessoas estavam presentes aos atos de inauguração.
Erguido em um pedestal de 31 metros de altura, inaugurado em outubro de 1.952, a imagem de Nossa Senhora, existente na capela do monumento, veio de Portugal, assim como uma ampola com água, existente na miniatura da Basílica de Fátima.