O MONUMENTO DE FÁTIMA

A "Santinha" como é chamada carinhosamente Nossa Senhora de Fátima pelo povo, faz parte da história de Cruz Alta e, principalmente, da caminhada da Igreja de toda esta região.

Em 1.948, o padre PEDRO LUIZ BOTTARI idealizou o Monumento em honra à Nossa Senhora de Fátima, como um local de oração e penitência.

O padre Pedro utilizava todos os meios possíveis na cidade para estimular e incentivar a devoção à Nossa Senhora, principalmente através da oração do terço em família, amplamente divulgado em programas de rádio da época.

Mobilizou toda a comunidade para que o Monumento se tornasse uma realidade.

Foi ele quem estimulou e mobilizou os meios de comunicação em torno dessa verdadeira paixão que alimentava: a devoção à Nossa Senhora de Fátima.

A construção do Monumento a Nossa Senhora de Fátima teve início no ano de 1.950, em um terreno doado pelo senhor HENRIQUE SCARPELINI.

O engenheiro, doutor ARNO GLITZ, juntamente com o construtor ASSUNÇÃO SEVERO DA SILVA edificaram a obra.

A miniatura do Santuário de Fátima em Portugal e a fonte d´água foram desenhadas pelo Doutor ÍTALO DE SOUZA NOECHI e construídas por DANTE DE VIT.

A inauguração do Monumento foi em 12 de outubro de 1.952.

A população de Cruz Alta, nesse dia, duplicou. Foi um acontecimento nunca visto na região - Mais de 40 mil pessoas estavam presentes aos atos de inauguração.

Erguido em um pedestal de 31 metros de altura, inaugurado em outubro de 1.952, a imagem de Nossa Senhora, existente na capela do monumento, veio de Portugal, assim como uma ampola com água, existente na miniatura da Basílica de Fátima. 

 

  

Livro de Visitas do Site da Romaria de Fátima

Leia, assine e deixe seu recado

Deixe aqui seu comentário


 

Copie com amor

 

Todos os direitos reservados. All rights reserved.

Content copyright protected by Copyscape website plagiarism search

   

Romaria de Fátima®

Página publicada em 30.08.05

Atualizada em 25.06.22

Cruz Alta - RS