36ª Romaria de Fátima - outubro de 1.987
Cerca de 70 mil pessoas participaram da 36ª Romaria ao Monumento de Nossa Senhora de Fátima no último domingo.
Este ano teve o tema: Ela irá à frente. A procissão dos fiéis ao Santuário iniciou às 09:00 horas da manhã, após a celebração de uma missa na Catedral do Divino Espírito Santo, seguindo este ano um trajeto diferente.
Além do trajeto, aconteceram outras modificações, como a condução da Imagem de Nossa Senhora até o Monumento feita pelos festeiros da próxima romaria, que, juntamente com os milhares de peregrinos, entoavam cantos e orações em louvor a Maria, relembrando os temas abordados durante a novena de preparação à Romaria.
Durante toda procissão alguns fatos chamaram a atenção, principalmente os fiéis, que, de pés descalços e vestidos de anjinhos, São Francisco e até de noiva, pagavam promessas feitas a Nossa Senhora de Fátima.
Entre os milhares de romeiros que vieram de outras cidades e também de fora do Estado, destacaram-se os colonos acampados da Fazenda Anonni, que portando diversas faixas e cartazes, pediam a proteção de Nossa Senhora para continuarem na luta pela terra.
Além de faixas e cartazes eles trouxeram alguns símbolos de sua luta, como a enxada e a barraca, simbolizando a vontade de trabalhar na terra e a única moradia que possuem enquanto esperam pela Reforma Agrária.
Os fiéis de Nossa senhora das 30 Paróquias da Diocese de Cruz Alta, também participaram da Romaria de forma especial: cada paróquia, através de seus integrantes, trouxe uma faixa com dizeres que expressavam o seu compromisso para com Nossa Senhora de Fátima.
No período da tarde, às 13:30 horas, O Bispo Dom Jacó recebeu representantes das 30 paróquias da Diocese, e de outras comunidades, que apresentaram a sua mensagem a Nossa Senhora de Fátima, explicando o significado de cada uma das faixas.
Já, às 15:00 horas, foi celebrada uma missa, onde Dom Jacó deu a benção especial aos doentes e a benção papal.
O mau tempo fez com que a comercialização dos produtos expostos à venda sofresse uma pequena redução.
O forte vendaval durante todo o domingo acabou trazendo alguns transtornos para os organizadores.
Segundo Carlinhos Zambra, um dos festeiros, o vendaval prejudicou as tendas cobertas de lonas. Em conseqüência disso, sem energia, o gelo das bebidas acabou derretendo.
Carlinhos frisou também que este ano foram comercializadas menos bebidas do que no ano anterior.
Apesar do clima desfavorável, os 7.700 quilos de carne assada foram vendidos, assim como as saladas de frutas, as cucas, os pães e outras iguarias.
Fonte:
Jornal Diário Serrano, 11 e 14 de outubro de 1.987.
Livro de Visitas do Site da Romaria de Fátima
Leia, assine e deixe seu recado
Copie com amor
Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Romaria de Fátima® Página publicada em 27.07.2014
|
Acessado em: