70ª Romaria de Fátima

10 de outubro de 2.021

“Maria, Mãe entre todos"

Romaria marca a despedida do Bispo Dom Adelar Baruffi

A 70ª Romaria a Nossa Senhora de Fátima aconteceu neste domingo, com transmissão das missas pelas rádios Diário Serrano FM e Independente AM 830, e de forma online, pelo Facebook e Youtube da Diocese de Cruz Alta.

A imagem da Santa foi transportada da Catedral ao Santuário em carro aberto, seguida de uma carreata com a participação da comunidade.

A programação teve início às 08:00 horas com a missa na Catedral, celebrada pelo padre Márcio Laufer, e, às 10:00 horas, por Dom Adelar Baruffi e, ao final desta, é que aconteceu a carreata.

No Santuário, os carros que seguiram a Santa passaram pelo portão de entrada e saíram pelo portão dos fundos, recebendo a benção na passagem.

A Benção à Saúde foi dada pelo Bispo Dom Adelar Baruffi, às 14h30min, na capela do Santuário de Fátima, de forma presencial limitada e online.

Segundo o padre Márcio, neste ano, a exemplo de 2020, não houve a caminhada dos fiéis, e a população foi convidada a acompanhar a programação pelas redes sociais. Ele destaca ainda o trabalho realizado pelos colaboradores e organizadores da 70ª Romaria. “Agradecemos a todos, pedindo a benção de Deus sobre todas as famílias de nossa Diocese de Cruz Alta”.

A avaliação dos casais organizadores foi de dever cumprido, visto que dentro das possibilidades, todas as atividades propostas para os 70 anos da romaria foram realizadas com sucesso.

Um destes momentos foi a inauguração do espaço dos pedidos local onde será possível amarrar fitas coloridas de Nossa Senhora de Fátima.

Programação do Sábado

O churrasco da Romaria foi substituído por um galeto, no sábado.

Foram feitos mil cartões, adquiridos no Santuário, com a entrega a partir das 11:00 horas no sistema drive-thru.

Na noite aconteceu a última missa da novena de Fátima, na Catedral do Divino Espírito Santo, onde, no final, teve quermesse com a venda de cucas, pastéis e outros lanches.

A novena iniciou no dia 1º, com o tema “Maria, Mãe entre todos”, e, a cada noite, um pregador ajudou na reflexão de um tema específico relacionado a Nossa Senhora.

Durante todo o dia de sábado ocorreu a última etapa da arrecadação de alimentos para o Banco de Alimentos, numa ação conjunta dos casais festeiros da Romaria e do Banco de Alimentos.

A meta era arrecadar 15 toneladas de alimentos numa iniciativa que visa, além da fé e da oração, dar alimentos às famílias necessitadas.

Dez supermercados participaram da arrecadação em um trabalho dos voluntários do banco e organizadores da romaria.

Inauguração do Espaço da Fé

A inauguração do Espaço da Fé, ao pé da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, no Santuário, foi um dos momentos marcantes entre os diversos eventos promovidos pelos Casais Festeiros.

O espaço é um lugar especial para os fiéis depositarem seus pedidos e agradecimentos, como acontece na Igreja Nossa Senhora do Bonfim, na Bahia.

A inauguração foi na tarde de domingo, com a presença do Administrador Diocesano; com Dom Adelar Baruffi e também com o padre Aldecir Corassa, e já, em seguida, várias fitas com pedidos e agradecimentos foram depositadas.

O Espaço da Fé foi idealizado pelos casais festeiros e o projeto elaborado, gratuitamente, pelas arquitetas Evelize Daronco e Vitória Freitas, da Sacada Arquitetura.

A inauguração marcou o encerramento de um trabalho iniciado há 90 dias pelo grupo de casais que, durante este tempo, promoveu vários eventos para divulgar a 70ª Romaria a Nossa Senhora de Fátima. “Estamos muito felizes com o êxito das ações realizadas neste período”, disse Darci Martins, do grupo de casais.

Entre as ações, o destaque especial foi a arrecadação de 22,5 toneladas de alimentos na campanha promovida pelos organizadores da Romaria junto com o Banco de Alimentos.

A meta era atingir 15 toneladas e, no sábado à tarde, os casais comemoraram a superação com mais de 22 toneladas. A ideia é, além do ato de fé, entregar alimentos para tantas famílias que ainda sofrem as consequências de uma pandemia.

Despedida de Dom Adelar Baruffi

Depois de seis anos e meio de bispado em Cruz Alta, Dom Adelar Baruffi foi nomeado, na quarta-feira, dia 22 de setembro, pelo Papa Francisco como Arcebispo da Arquidiocese de Cascavel, no Paraná. Ele deverá tomar posse no dia 31 de outubro, às 10:00 horas, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, de Cascavel.

Com a nomeação de Dom Adelar para a Arquidiocese de Cascavel, a Diocese de Cruz Alta permanece vacante até a nomeação de um novo bispo.

Dom Adelar foi ordenado Bispo em 07 de março de 2015 e assumiu a Diocese de Cruz Alta no dia 15 daquele mesmo mês e ano.

Confira a carta com a mensagem de Dom Adelar:

De Cruz Alta a Cascavel

Numa manhã, deste mês de setembro, nosso Núncio Apostólico de Brasília, me ligou para me dizer que o Santo Padre me escolheu para ser o novo Arcebispo de Cascavel. Ele começou me falando de uma “cruz maior” que a de Cruz Alta.

Eles estão sem o arcebispo desde o dia 11 de março, quando uma doença levou Dom Mauro Aparecido dos Santos, aos 67 anos, vítima da Covid-19.

Estimado povo de Deus, padres, diáconos, vida religiosa, seminaristas, povo das paróquias e da Cúria, e a imensidão de pessoas que sempre fazem o bem. Foram seis anos e meio.

Uma grande caminhada foi realizada aqui em Cruz Alta e em todas as paróquias que compõe esta porção do povo de Deus.

De fato, eu amei esta Diocese.

Parto com o coração aberto, alegre por todo trabalho feito.

Muitas são as atividades realizadas.

Deixo um grande caminho a ser feito, sobretudo o caminho dos cinco por cento dos valores do dízimo das paróquias e da diocese, para os mais pobres.

Quantos fazem o bem, com as pessoas.

Estão nas comunidades e paróquias. Com certeza, o melhor que fiz, neste pouco tempo, foi a visita às paróquias de todas as comunidades.

Já tinha realizado um planejamento para os dois anos que estão findando, da Covid-19, para retomar a visita nas comunidades.

Gostaria muito de estar com vocês, de dar a mão para me despedir, mas isto não é possível.

- Mas não poderia dizer não, recusar o convite?

- Sim, eu poderia. Mas isto nunca fez bem a mim.

Desde o dia da minha ordenação de padre, sempre fiz o propósito de dizer “sim” àquilo que a Igreja me pede.

Isto porque eu sei “em quem” e “onde” está a minha vida. Então, porque temer?

“Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco! A minha alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja, como terra sedenta e sem água” (Sl 62).

Quando aqui cheguei, Dom Hélio Adelar Rubert me falou, em outras palavras: “Vai em frente, Dom Adelar, Cruz Alta é tua”.

No dia 15 de março de 2015, “afirmei três convicções metodológicas, que trazia comigo na minha experiência presbiteral:

- a convicção de que estamos no caminho em que outros trilharam e se doaram, desejando ter uma atitude de muita gratidão e respeito pela história da Diocese;

- o desejo de estar próximo de todas as realidades presentes na Diocese e,

- a certeza que a evangelização é uma obra coletiva, na comunhão diocesana, com os leigos, religiosos padres e bispo” (Adultos na fé. Carta Pastoral, p. 7).

Neste dia 22 de setembro é minha nomeação como Arcebispo de Cascavel.

Aqui deixo tudo o que fiz e o que conquistei. Ficarei como Administrador Diocesano, até a minha tomada de posse em Cascavel.

Fiquem bem, fiquem com Deus.

Venham me visitar, logo aí em Cascavel, no sudoeste do Paraná.

Que a Virgem de Fátima vos acompanhe sempre com sua intercessão.

Dom Adelar Baruffi

Bispo Diocesano de Cruz Alta

Saiba mais sobre a trajetória de Dom Adelar

Natural de Coronel Pilar, Dom Adelar nasceu em 19 de outubro de 1969.

O segundo dos três filhos de Iraci e Melíbio Baruffi.

Ingressou no seminário aos 15 anos, formou-se em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Recebeu a ordenação presbiteral em 22 de janeiro de 1995 e foi nomeado bispo, pelo Papa Francisco, em 17 de dezembro de 2014.

Sua ordenação episcopal foi realizada no dia 07 de março de 2015, no Santuário Diocesano de Santo Antônio – Bento Gonçalves-RS, sendo empossado Bispo Diocesano de Cruz Alta no dia 15 de março.

Dom Adelar é mestre em Teologia e especialista em Espiritualidade pela Pontifícia Faculdade Teológica Teresianum, em Roma.

Em sua trajetória, Dom Adelar trabalhou na formação sacerdotal por 15 anos.

Atuou no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, onde permaneceu por oito anos.

Foi reitor do Curso Propedêutico e auxiliar no Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha, por três anos.

Também exerceu a mesma função, no Seminário Maior São José, em Caxias do Sul, durante quatro anos e Vigário Paroquial da Paróquia Santo Antônio, em Bento Gonçalves, onde também ocupava a coordenação da Região Pastoral, coordenação regional do Curso de Teologia e Bíblia, e assessoria do curso de Teologia para Leigos daquela diocese.

Como Bispo, Dom Adelar foi Referencial do Serviço de Evangelização da Juventude no Regional Sul 3.

Fontes:

Jornal Diário Serrano, 9 e 10 de outubro de 2021

Site da Diocese de Cruz Alta

https://diocesecruzalta.com.br/dom-adelar-baruffi-e-nomeado-arcebispo-de-cascavel.htm

https://diocesecruzalta.com.br/diocese-de-cruz-alta-realiza-70a-romaria-de-fatima.htm

Histórico da Diocese de Cruz Alta 2021

 

 Livro de Visitas do Site da Romaria de Fátima

Leia, assine e deixe seu recado

Deixe aqui seu comentário

No Site você é o Romeiro Nesta Página

 

Copie com amor

Content copyright protected by Copyscape website plagiarism search

 

Romaria de Fátima®

Página publicada em 12.10.2021

Acessado em: